terça-feira, 27 de abril de 2010

Sistema Digestório

O SISTEMA DIGESTÓRIO


A BOCA E AS GLÂNDULAS SALIVARES


Sentiu o cheiro do Big Mac na caixinha e ta morrendo de fome com água na boca? Daí você abre a bocona e “nhac”... E é ai que a aventura começa. Na boca encontramos os dentes, a língua e a saliva. Os dentes vão mastigar o alimento, cortando-o em pequenos pedaços, a língua ajuda os dentes a mastigar e a saliva ajuda na deglutição (engolir). A amilase salivar, saliva ou até ptialina (tanto faz é mesma coisa) é produzida pelas glândulas salivares que se encontram acima e abaixo da boca. A saliva consegue quebrar as moléculas dos alimentos e pedaços menores e digerir o amido. Existem 2 tipos de digestão a mecânica e a química, na boca existem as 2, a mecânica é a transformação do alimento em pedaços menores, a mastigação é responsável por isso, e a química é a transformação das substâncias contidas no alimento em substancias ainda menores, a saliva é responsável por isso.






O ESÔFAGO



Depois de você mastigar o seu big Mac ele tem que chegar ao estômago, mas o estômago fica muito longe da boca e como o alimento vai chegar lá? Pelo esôfago, que serve de “estrada” para a comida. O esôfago é um tubo comprido e estreito que é ligado à boca pela faringe, junto com a faringe existe a laringe, a laringe é responsável pela entrada de ar e a faringe pela de comida, mas para impedir que você se engasgue com a comida entrando pelo lugar errado existe a glote que é como uma tampinha que abre e fecha encima da faringe e laringe.Sabia que você poderia comer de ponta cabeça sem atrapalhar a chegada da comida no estomago? Sabe por quê? É por causa das contrações peristálticas, o esôfago é um músculo liso, ou seja, você não pode dizer para ele, “Pare de empurrar a comida”, porque ele vai continuar fazendo o seu trabalho








O ESTÔMAGO


Sabe quando o seu estômago ronca?(o meu ta roncando agora) É que ele está se contraindo e distendendo, ele pode roncar quando você esta com fome ou vê alguma comida gostosa. O estômago também é um músculo liso e tem contrações peristálticas. No estômago encontramos novamente a digestão mecânica e química. A digestão mecânica é causada pelas contrações peristálticas e a digestão química é causada pelo suco gástrico. O suco gástrico é capaz de destruir a parede do estômago, ou mesmo causar feridas, mas isso só acontece quando muito suco gástrico é produzido e nada é digerido, como quando mascamos chiclete. O corpo tem uma proteção especial para o estômago, a parede do estômago é revestida de um material resistente a esses ácidos, a mucosa gástrica.
O suco gástrico contém ácido clorídrico que mata germes e facilita a digestão de proteínas. O suco gástrico contém também outra enzima a pepsina, que quebra as moléculas das proteínas em cadeias menores, os aminoácidos. Essa transformação continua no intestino. O bolo alimentar é liberado em pequenas porções para o intestino delgado.





O FÍGADO, A VESÍCULA BILIAR E O PÂNCREAS

O fígado produz uma substancia chamada Bile, que é armazenada na vesícula biliar. A bile não possui enzimas digestivas, ela funciona como um “detergente”, que facilita a digestão da gordura no estômago, pois ela quebra a gordura em pedaços menores. Antes de ser absorvida pelo sangue a gordura é absorvida pelos vasos linfáticos. O Fígado pesa aproximadamente 1,5 quilogramas, com 21 centímetros de largura por 17 centímetros de altura e 11 centímetros de espessura, o fígado também retira o excesso de glicose (açúcar) do sangue e o armazena como glicogênio, utiliza aminoácidos essências para produzir outros aminoácidos que formam as proteínas, remove substancias tóxicas do sangue, armazena lipídios, algumas vitaminas como A, D, E, K e B¹² e remove e destrói os glóbulos vermelhos desgastados.O pâncreas produz o suco pancreático que é uma mistura de enzimas digestivas, entre elas tem a tripsina, a quimiotripsina e a peptidase, que ataca as proteínas; a lípase, que ataca os lipídios; a amilase pancreática, que ataca o amido.






O INTESTINO DELGADO





Quando o alimento chega ao intestino delgado ele já não é um bolo alimentar, ele é transformado em quimo, que é um liquido pastoso. Porque será que o intestino da um monte de voltas? O intestino tem essas voltas para absorver melhor os nutrientes do quimo e para ajudar ainda mais. Existem as vilosidades que aumentam a área de contato com o alimento, o intestino tem 6,5 metros de comprimento por 2,5 centímetros de diâmetro, sem as vilosidades o intestino teria que ter mais de 3,5 quilômetros!
No duodeno, que é os 25 centímetros inicias do intestino delgado são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas, no intestino delgado ainda vemos a digestão química que acontece no jejuno, com 1 metro de comprimento, e no íleo, com 2 metros de comprimento.







INTESTINO GROSSO



O intestino delgado tem a função de absorver nutrientes, mas o que o intestino delgado não conseguiu absorver o grosso absorve. O intestino grosso tem como principal função absorver água e sais minerais. O intestino Grosso mede 6,5 centímetros de diâmetro por 1,5 metros de comprimento. No final do intestino grosso encontramos o Apêndice, que quase ninguém sabe pra que serve, no apêndice pode se acumular restos de alimentos e com isso as bactérias se reproduzem causando a Apendicite, que da dores fortes no abdome e é resolvido com um cirurgia de extração do apêndice.É no intestino grosso que as fezes se formam, se você comer muita fibra e beber muita água o seu intestino grosso funciona melhor.




Por Carolina Pieroni