terça-feira, 15 de junho de 2010

Artes - 7º ano A

Os alunos do 7º ano A confeccionaram um painel com o auxílio da professora de artes Waldirene.
Eles se dividiram em grupos, cada grupo tinha cinco pessoas, ganharam uma obra para fazerem uma releitura, com o objetivo expor na festa junina.

Confira algumas fotos...


terça-feira, 8 de junho de 2010

Sistema Urinário - 8° ano A



SISTEMA URINÁRIO
Nesta quinzena estamos estudando em ciências o Sistema Urinário com o objetivo de relacionar as partes que o formam com suas respectivas funções, identificar problemas de saude relacionados ao sistema urinário e reconhecer a importância da excreção. A principal função do sistema urinário é eliminar substancias tóxicas ou em excesso do nosso organismo.

Os Rins e a Ureter

Você com certeza já ouviu falar dos rins, eles são dois órgão do formato de um feijão e do tamanho de uma mão fechada. Eles exercem uma função muito importante para nosso organismo que é filtrar o sangue e reabsorver as substancias úteis, mas não em excesso.

A filtração e a reabsorção acontecem em uma parte dos rins chamada Nefros, também conhecidas como Nefrônios, que são um milhão de tubos microscópicos onde são retiradas do sangue todas as substancias resultando em um sangue completamente puro e depois uma parte das substancias em excesso são reabsorvidas e todas as substancias tóxicas vão dos Nefros até a bexiga passando por um canal do tamanho de uma agulha. Esse canal se chama ureter. Varias vezes passam pela ureter pequenos grãos que quando se juntam podem chegar a ter o tamanho de um feijão, essas “pedras” são chamadas de cálculos renais, as populares “pedras nos rins”, elas causam muitas dores, as cólicas renais. As vezes as pedras saem naturalmente, outras vezes com ultrassom, mas só em casos extremamente graves é que se chega a cirurgia. Um jeito de se prevenir é tomar muita água.
Quando os seus 2 rins param de funcionar você tem duas saídas, uma delas é a cirurgia, onde ocorre o risco de rejeição. O único caso onde a rejeição com certeza não vai acontecer é quando são gêmeos idênticos. A outra saída é a Hemodiálise, é um tratamento onde a pessoas tem que ir ao hospital em dias alternados, para que a maquina possa fazer o trabalho dos rins, retirando o sangue do seu corpo para depois colocar já filtrado e com os nutrientes da reabsorção.
A BEXIGA E A URETRA
A Bexiga tem um formato de um balão e se incha quando há muito liquido dentro. Esse liquido é formado por uréia, substancias tóxicas e o excesso dos sais mineras e água. A bexiga nunca fica vazia, pois se ela ficar vazia as paredes dos rins vão se grudar. A Bexiga é um músculo liso (se lembra deles? Caso tenha esquecido veja a matéria sobre o sistema Digestório), mas tem um músculo no canal da uretra que podemos controlar, segurar o xixi. Um dos problemas que tem na bexiga é a cistite, uma infecção causa quando bebemos muito liquido e não vamos ao banheiro. A Uretrite é uma infecção que ocorre na Uretra, essa infecção acontece mais nas mulheres, pois a uretra das mulheres é menor do que a dos homens.